quinta-feira, 14 de outubro de 2010

É fácil ter pulmão, difícil é ter coração.

Nem as crises de asma me incomodam tanto. Tenho achado tão melhor a falta de ar e a respiração sibilante... Imagine engolir um apito, ficar extremamente cansado sem dar um passo, sugar todo ar do mundo e sentir que só conseguiu colocar pra dentro de si o ar contido num tubo de ensaio pequeno. A agonia é enorme, pode ter certeza! A vontade que se tem é de arrancar fora o nariz ou de virar um anfíbio.

Então, entra em cena o meu amado Berotec. Como no início de toda grande e verdadeira amizade, não nos dávamos muito bem. Ele podia ter pelo menos sabor de morango como todo remédio pra criança... Ah, é, eu tomava o de adulto porque o infantil já não fazia mais tanto efeito! Hoje, eu o considero o remédio mais gostoso, acho até o gosto similar ao de alguns energéticos.

Dez mililitros e é só aguardar. Mais que do sabor, gosto mesmo é da tremedeira que ele dá. Sério! Fico parecendo uma vara verde, treme tudo, da cabeça aos pés. Claro que não ao ponto de tomar ele só pra sentir isso... Mas, de todas as coisas ruins da asma, os tremeliques do remédio, são a melhor parte, é como se algo me dissesse no ouvido: “mais alguns minutos e você estará nova”.

Sem falar nas nebulizações, alguns minutos com o vaporzinho no nariz e você já se sente muito melhor. Tudo bem, aquilo incomoda demais. O elástico dói na cabeça, a máscara aperta o nariz, o vapor faz os olhos lacrimejarem, sem falar no barulho bem perto dos seus ouvidos. Faz-se de tudo para voltar a respirar como uma pessoa normal e sentir que só vai ficar ofegante de novo depois de uma corrida.

Ter asma parece ser uma desgraça e você pode estar até pensando: “coitadinha”. Mas, honestamente, prefiro muito mais uma crise de asma a um coração partido, com toda loucura que isso possa parecer. Pense comigo, numa crise asmática você tem um milhão de saídas entre bombinhas, nebulizações, berotecs e comprimidos, que só vão levar (no máximo) algumas horas para sua cura. Agora, quando alguém passa por cima do que você sente ou simplesmente esquece de te retribuir, só o tempo dá jeito... E o pior, demora dias, meses e, as vezes, até anos!

Sejamos justos, nas crises de asma são os seus DOIS pulmões que não estão funcionando bem. Natural o tamanho da agonia sentida, afinal, duas coisas em você não estão legal. Mas, coração a gente só tem UM, como danado esse infeliz pode causar tanto transtorno de uma vez? Não tem remédio, exercício ou nebulização que dê jeito. O miserável dói, aperta o peito, te dá vontade de sumir do mundo, faz você sentir falta de ar (mesmo não sendo asmático) e isso batendo normalmente... Isso não existe! Deu pra notar a minha indignação? Por isso eu digo e repito, é muito mais fácil ter pulmão que coração.

5 comentários:

Bruno Costa disse...

Eu fico com as bombinhas. Resolve muito mais rápido, quase não precisa esperar e o cara se treme do mesmo jeito. hahahahah

Rafa Souza Leão disse...

Excepcional no sentido mais puro da palavra. Precisamos sentar pra fazer nosso projeto. Quando? Hoje? Agora? Quero ser tua dupla pra sempreeee!

Junkie Box disse...

É vero... Para as doenças do corpo, a medicina ajuda... para as doenças da alma, sentidas diretamente no coração, só o tempo resolve... ou não...

Ana disse...

Rafa me falou tanto da minha xará que eu tinha que ver esses textos... amei! Oo que uma tem de pé no chão, a outra tem de sonhadora. a dupla perfeita rs. Beijos :)

Anônimo disse...

Eu tb tenho crises é horrivel mesmo mas tomo um xarope nao aguento tomar esses remedios ai pq da pra tremer demais esse xarope nao treme tanto e as vezes nem treme e é broncodilatador eu uso bronfilil..Gostei das palavras